Espaço criado para que a professora de Química, Nédia Borges publique trabalhos realizados com seus alunos do 3º ano C.E.J.K. [Colégio Estadual Jorge Khoury]

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A importância do petróleo


 O petróleo são substâncias minerais líquidas de compostos orgânicos que se encontram juntas no subsolo e cujo nome é hidrocarboneto. Os hidrocarbonetos encontram-se em grandes jazidas subterrâneas, em muitas partes da terra e, destas jazidas são extraídas para poder-se, depois, explorá-los industrialmente. 
 A importância que tem este precioso líquido (também conhecido como ouro negro) em nossa existência é imensa. É difícil determinar alguma coisa que não dependa direta ou indiretamente do petróleo. Os solventes, óleos combustíveis, gasolina, óleo diesel, querosene, gasolina de aviação, lubrificantes, asfalto, plástico entre outros são os principais produtos obtidos a partir do petróleo. Leve em consideração que tudo que chega até você é através do petróleo; objetos que usamos no dia-dia como o chiclete, o batom, o pneu do carro que você anda... Entretanto, este líquido, hoje tão indispensável, há somente poucas dezenas de anos atrás, era considerado quase que inútil; dá pra acreditar?
 Recentemente foi descoberta na costa do Brasil uma gigante reserva de petróleo conhecida como “pré-sal”. O Brasil vem recebendo muitas propostas de países industrializados para ter direito de exploração de parte dessa área. Os Estados Unidos, por exemplo, fizeram a proposta de renovar a frota brasileira de caças militares “de graça” em troca de uma parte dessa preciosa área. 
 Contudo se esse óleo escuro que descansa em diversas regiões do subsolo planetário, uma espécie de lubrificante importante para a auto-regulagem do sistema natural, ou seja, se todo o petróleo existente no planeta for extraído e consumido, qual será a conseqüência, ou o impacto natural desse ato? Já sabemos muito bem qual o impacto que isso terá na economia humana, sendo que o petróleo é fonte de energia e matéria prima insubstituível, até mesmo a indústria farmacêutica de cosméticos e veterinária utiliza subprodutos dos derivados de petróleo. Acredito que com a iminente crise de petróleo que se aproxima (já que as reservas exploradas atualmente estão escassas) nós não temos outra escolha se não encontrar outros meio de viver sem ele, afinal nem o pré-sal vai durar para sempre. 
 O Brasil já encontrou uma alternativa à gasolina, que é o álcool de cana de açúcar, e já conseguiram fazer asfalto com óleo de castanha de caju, entre outras alternativas, a sociedade vai aos poucos se livrando da necessidade do petróleo.  
 Não devemos temer a nada, mas é importante viver com prudência. Creio que, enquanto estamos vivendo o presente, é nosso dever zelar para que exista um futuro. E que esse futuro seja de paz, saúde, felicidade e harmonia para tudo e para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário