Espaço criado para que a professora de Química, Nédia Borges publique trabalhos realizados com seus alunos do 3º ano C.E.J.K. [Colégio Estadual Jorge Khoury]

sexta-feira, 18 de março de 2011

RADIOATIVIDADE

 O que é?
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. A radioatividade geralmente provém de isótopos (átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico), como urânio-235, césio-137, cobalto-60, tório-232, que são fisicamente instáveis e radioativos, possuindo uma constante e lenta desintegração. A radioatividade pode ser:
  • Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente.
  • Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.




Elementos radioativos mais encontrados na natureza: 
 Na natureza existem elementos radioativos que decaem sucessivamente, se transformando em outros elementos, que não sendo ainda estáveis, decaem até que o núcleo atinja uma configuração estável. Essas seqüências de núcleos são denominadas séries radioativas. Existem três séries radioativas naturais: a série do urânio, a série do actínio e a série do tório. A série do actínio, na realidade, inicia-se com o urânio-235 e tem esse nome, porque se pensava que ela começasse pelo actínio-227. As três séries naturais terminam em isótopos estáveis do chumbo, respectivamente, chumbo-206, chumbo-207 e chumbo-208.

                                


A IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS RADIOATIVOS NA MEDICINA
      O uso pacífico da Radioatividade tem sido cada vez mais abrangente. Vários isótopos radioativos são usados na medicina. Um exemplo é quando vamos fazer uma cintilografia com o intuito de verificar as condições de nossos órgãos internos, e introduzimos no organismo uma pequena quantidade de material radioativo, são eles os radiotraçadores, que possuem a propriedade de se acumularem em um determinado órgão, incidindo sobre filmes fotográficos, e refletindo imagens do órgão que se pretende estudar
      No uso terapêutico, a radiação é empregada na tentativa de curar doenças. Algumas formas de câncer, por exemplo, podem ser tratadas através da radioterapia, por meio de Teleterapia ou da Braquiterapia, com o césio-137. As células do tumor cancerígeno são destruídas pelos efeitos da radiação.
     Os radioisótopos também podem ser empregados com o propósito de diagnóstico, fornecendo informações sobre o tipo ou extensão da doença. O isótopo iodo-131 é usado para determinar o tamanho, forma e atividade da glândula tireóide. O paciente bebe uma solução de KI, incorporando iodo-131, o corpo concentra o iodo na tireóide. Após algum tempo, um detector de radiação varre a região da glândula e a informação é exibida, no computador, sob a forma visual. Felizmente, a natureza nos presenteou com um isótopo que atende a quase todas as necessidades: A energia da radiação emitida pelo 99mtc é idealmente correta, e sua meia-vida é de 6 horas; é largamente empregado na varredura dos rins, fígado, bexiga, cérebro e pulmões. A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc. É possível estabelecer uma política de uso pacífico da Radioatividade em benefício de toda a População.
 
Fontes naturais do CÉSIO e do URÂNIO 


CÉSIO
O Césio está presente na natureza em várias rochas e minerais, bem como, em pequenas quantidades, na água dos oceanos. Dada a sua elevada reatividade não se apresenta na sua forma metálica, mas sim como componente constituinte de minerais. A principal fonte de césio é a polucite, um alumino-silicato de césio que se encontra associada à lepidolite e à petalite, minerais de lítio.


URÂNIO
O urânio é encontrado na crosta terrestre em forma de minerais, os principais tipos de minerais de urânio são pechblenda, auraninita, a carnotita, a autunita e a torbenita. Na mineração, esses minérios são tratados para obtenção do Yellow Cake, uma mistura de óxidos de urânio de onde é extraído o urânio puro. Suas aplicações são variadas, indo de fotografia a indústria madeireira. Mas a sua principal aplicação é o uso na produção de energia, a Energia Nuclear.

O perigo da desinformação sobre a radioatividade 
 
O principal perigo das radiações reside no fato de não se ter percepções imediatas de seus efeitos. Ao contrário de um choque elétrico ou de uma queimadura, que sentimos na hora o mal ocorrido, os danos causados são imperceptíveis e só aparecem quando o quadro está grave. Por isso é importante saber sobre a radioatividade, para nos prevenir da forma adequada sobre cada tipo de radiação.

Quem somos


Andressa Rayane, 17 anos, estudo 3º ano do ensino médio no C.E.J.K. Uma garota esforçada, que tem a vida dedicada aos estudos, sempre em busca de novos conhecimentos. Responsabilidade, respeito, autoconfiança (pois sempre confio na minha capacidade) são pontos fortes que possuo. Como todos, tenho muitos objetivos, acredito que meus sonhos podem sim se tornarem reais desde que eu lute por eles. Uma meta profissional é ser uma Nutricionista.



Andressa Leyte, 16 anos. Tenho muitos objetivos, sou uma pessoa muito alegre, companheira, não tenho medo de errar, porque sei que os meus erros me tornará uma pessoa melhor.

Eu pretendo fazer faculdade de fisioterapia e psicologia, cursos profissionalizantes pra garantir um futuro melhor.

 
Cândida, tenho 17 anos; sou uma pessoa inteligente que busca a justiça em todas as ações, procuro a cada dia me aprimorar como pessoa separando o bom do ruim de tudo que me transmitem; geralmente paciente, penso que para todo problema há uma solução, mesmo não conseguindo resolver todos eles nunca exito em pedir ajuda ou tirar minhas dúvidas; curiosa, sei que não posso perder tempo e a toda hora estou aprendendo algo. Minha meta de vida hoje é concluir o 2º grau e entrar na faculdade, ainda que eu não tenha definido qual carreira vou seguir, mas pretendo realizar-me profissionalmente e como pessoa. Como todo ser humano, sou uma eterna aprendiz e descobridora de mim.
Dayane Monteiro, tenho 17 anos, estou cursando o 3 º ano do 2º grau, no C.E.J.K. Sou alegre, mas também sofro e choro, tenho sempre um ombro amigo para oferecer. Faço de tudo para conquistar meu objetivos. Pretendo fazer um curso de enfermagem, para adquirir novos conhecimentos e futuramente ingressar na faculdade de Medicina.

Gabriela, tenho 16 anos, estou cursando o 3º ano ensino médio. Tenho uma grande capacidade e comunicação, entendimento e aprendizagem. Aos 14 anos me apaixonei pela literatura, desde lá venho lendo e colecionando grandes livros da Literatura Brasileira. Pretendo me profissionalizar em Psicologia, Arte cênica e Veterinária. Embora possa seguir outro rumo, pois n aminha opinião não há limites quando se tem vontade e determinação. 








Genelícia Khésia, 18 anos, curso o 3º ano ensino médio, tenho como objetivo ingressar na faculdade de Direito, ser uma Juíza ou advogada de caráter. Creio que vai ser possível pois sirvo a um Deus que faz o impossível se tornar real. Luto para conseguir o que quero, corro atrás dos meus objetivos, é pra isso que estudo pra ser uma excelente profissional, é isso beijos!




Lorenna Ramalho, tenho 17 anos, curso o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Jorge Khoury.
Uma garota responsável, que procura sempre alcançar seus objetivos, verdadeira e sem dupla personalidade.
Minha maior meta, hoje, é cursar uma ótima faculdade, sempre disposta a aprender mais. Desejo ser uma profissional competente e bem-sucedida. Quanto à Química, não sei se ela me seguirá para sempre, porém para esse blog darei o meu melhor, para causar em todos uma boa reação.